Iluminação Residencial

Projetos de Iluminação Residencial com Lâmpadas de LED

Com o avanço da tecnologia de iluminação de LED e dos estudos de iluminação artificial, ou seja, a luminotécnica, que concilia conhecimento sobre iluminação, arquitetura e engenharia, a luz artificial se tornou, há algum tempo, um elemento fundamental de todo processo de criação e execução para um projeto de iluminação residencial de LED em decorações residenciais.

Para decorar um espaço de uma residência, não basta escolher com cuidado objetos decorativos, revestimentos e cores, é preciso valoriza-los e o projeto de iluminação residencial de LED é um dos caminhos para isso.

Um projeto de iluminação residencial de LED deve ser pensado de forma totalmente integrada a outros elementos, os detalhes mais técnicos usando luminária, fitas de LED e os tipos de lâmpadas, por exemplo, são definidos durante o projeto de execução.

Uma boa iluminação de LED propicia a visualização do ambiente que permite que as pessoas vejam, se movam com segurança e desempenhem tarefas visuais de maneira, precisa segura sem causar fadiga visual e desconforto.

Além de tudo isso citado, em um projeto de iluminação residencial com lâmpadas de LED é preciso se atentar a outro fator que na maioria das vezes passa despercebido, que são as escolhas das lâmpadas.

A grande variedade de modelos no mercado não é à toa, cada lâmpada de LED disponível apresenta especificações que devem ser levadas em conta na hora de iluminar sua casa.

Dentre os tipos de projeto de iluminação residencial de LED utilizados nos designs de interiores, três modelos podem causar dúvidas e até induzir a erros, são elas: branco quente, branco frio e branco neutro. A seguir nós iremos explicar um pouco sobre cada um deles e te ajudar a escolher o modelo ideal.

Lâmpada LED branco quente (3.500 k a 4.000): Apresentando uma tonalidade amarelada, essas lâmpadas são ideais para compor a iluminação de quartos, salas de estar e demais ambientes relaxantes.

Lâmpada LED branco frio: (6.000 k a 6.500 k): Iluminação mais clara e de tom azulado, o branco frio é uma tonalidade dinâmica, sendo ideal para locais que pedem uma luminosidade maior, como cozinhas, lavanderias, escritórios e corredores.

Lâmpada LED branco neutro: (4.000 k a 4.500 K) Muito utilizada em shoppings, lojas, cozinhas e salas. Como uma tonalidade branca levemente amarelada, a luz neutra é geralmente confundida com o branco quente, porém, sua coloração é mais branca se comparada com a lâmpada quente.

Por isso a tonalidade da luz é muito importante, ela vai definir todas as variáveis do cômodo, e a sensação que você quer passar nele, e assim cada local de uma casa conta uma história, e a luz transforma tudo no enredo perfeito.

 

Posição da Luminária

Existem diversas posições onde a luz pode ser colocada, mas mesmo com essa livre escolha, existem certos aspectos que devem ser levados em consideração.

A iluminação central é a escolha óbvia e segura para iluminar o seu ambiente. Ela garante uma maior distribuição de luz pelo espaço, logo se você deseja ambiente mais visível e funcional sem perder toda a capacidade de iluminação da mesma, essa é a opção certa em projetos de decorações residenciais.

Mas existem outros modos de posicionar a luminária no seu ambiente de uma forma que decore e aperfeiçoe o local, isso ficará ao seu critério.

As luzes indiretas também tem sua importância, embelezar o local com luzes pontuais serve para agregar personalidade e definir pontos de destaque na decoração. As luminárias de chão, os abajures, as arandelas e fitas de LED, são exemplos de iluminação que agregam estilo e iluminam o seu ambiente.

 

Funcionalidade dos projetos de iluminação residencial de LED

A iluminação funcional deve agregar valor e comodidade para as ações praticadas no dia-a-dia. Sejam elas, limpar alguma coisa, fazer leitura, ou até mesmo conversar.

Uma luz muito fraca e sozinha não te dará uma funcionalidade grande ao ambiente. Já uma luz forte no centro dele e umas luminárias por perto, deixarão ele funcional para uma leitura, ou uma conversa a luz baixa.

 

Economia de energia para a sua residência utilizando lâmpadas LED.

Economia de energia para a sua residência utilizando lâmpadas Led.

As lâmpadas de LED vieram para ser uma opção ainda melhor que a lâmpada fluorescente. Isso porque além de economizar ainda mais por não gerar calor, tem sua luminosidade uniforme, o que garante maior conforto.

Uma lâmpada de LED chega a iluminar por até 50 mil horas, 3 x mais do que duram as fluorescentes, como a energia é convertida através de um semicondutor sólido, não há riscos de dilatação ou vazamento, evitando a necessidade de manutenções constantes e a queima repentina da lâmpada.

Embora sejam um pouco mais caras que as lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de LED custam muito menos do que há anos atrás e estão muito mais eficientes! A diferença de preço hoje em dia no mercado é muito pequena, e a vantagem é o consumo de energia, que reduz muito.

Para se ter uma ideia, uma lâmpada de LED de 5W ilumina tanto quanto uma lâmpada incandescente de 40w e consome apena 5W. Outro exemplo ainda mais impressionante: uma lâmpada de LED de 12W ilumina o mesmo que uma incandescente de 100W.

Por isto podemos afirmar que as lâmpadas de LED proporcionam uma economia de até 90% no consumo de energia da residência. Isto em relação às lâmpadas.

Não prejudicam o meio ambiente. Faça seu Projeto de iluminação residencial com LEDS.

Não prejudicam o meio ambiente. Faça seu Projeto de iluminação residencial com Leds.

Os materiais que compõem a lâmpada de LED são livres de poluentes e substâncias tóxicas como o mercúrio, presente em outros tipos de lâmpada. Além de não emitir substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, os materiais da lâmpada podem ser reciclados, facilitando o descarte e diminuindo a quantidade de lixo produzido.

Consulte em nosso catálogo de produtos varias opções com LED. BOA LED. Iluminando caminhos sustentáveis.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!